sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nissan Versa

O lançamento do Versa representa mais do que a estreia da Nissan no segmento de sedãs compactos. Com ele, a marca quer passar de mera espectadora a concorrente de peso no mercado nacional. A primeira etapa desta ofensiva se deu com a chegada do March, anunciado como o primeiro popular vendido por uma marca japonesa no Brasil. Agora é a vez do Versa mostrar que não veio para cá a passeio.


Assim como a maioria dos modelos da Nissan, o Versa aposta na boa relação custo/benefício. Por 35.490 reais, a versão 1.6 S do sedã oferece airbag duplo, travas elétricas, direção elétrica progressiva e computador de bordo, equipamentos que a concorrência vende apenas como opcionais. Some a este pacote um interior com acabamento na média de sua categoria e um generoso espaço interno, maior até que o Renault Logan. Quem se senta atrás viaja melhor que em muito sedã médio por aí...

As outras versões também fisgam o cliente pelo bolso. O Versa 1.6 SV sai por 39.990 reais e adiciona ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, rádio CD Player com MP3, iPod e entrada auxiliar, retrovisores com acionamento elétrico, maçanetas cromadas, banco traseiro bipartido, cintos de segurança traseiros de três pontos para os três ocupantes, sistema de fixação de cadeirinhas infantis, abertura interna do porta-malas e iluminação do compartimento de bagagens.

A configuração topo-de-linha é a 1.6 SL, que oferece todos os itens da SV e agrega freios com sistema anti-travamento (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), rodas de liga leve de 15 polegadas, maçanetas internas com acabamento cromado e faróis de neblina. O valor pedido é de 42.990 reais.

Mas se o Versa empolga quem valoriza o conteúdo do carro, os clientes que buscam um visual moderno podem se decepcionar. O design cheio de vincos e contornos arredondados divide opiniões. O desenho da traseira, com direito a lanternas espichadas em direção às laterais, é provavelmente a parte mais marcante do Versa.

Debaixo do capô, o Versa guarda um motor 1.6 flex de 16 válvulas e tecnologias como tempo de abertura variável das válvulas. São 111 cv e torque máximo de 15,1 mkgf a 4000 rpm. Segundo números divulgados pela Nissan, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com etanol no tanque e 11,1 segundos quando abastecido com gasolina. A velocidade máxima é de 189 km/h.

Com garantia de três anos sem limite de quilometragem e a promessa de revisões com custo abaixo da concorrência, o Versa vai bater de frente com Fiat Siena, Renault Logan e Volkswagen Voyage, além do futuro Chevrolet Cobalt - que chega ao mercado em novembro. Resta saber se o mercado vai receber este novo imigrante de braços abertos.



Fonte: QuatroRodas

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