quinta-feira, 7 de junho de 2012

Etios, o carro da Toyota para o povão

“Uau! É o Etios!”, essa é a reação que os executivos da Toyota no Japão esperam do público em países emergentes ao se deparar com o Etios. Concebido com a cabeça nos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) , o modelo é uma aposta mundial da maior montadora do planeta para aumentar sua presença em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Mas será que o carrinho japonês merece tal onomatopeia de emoção?


O Etios é o carro que a Toyota produzirá em sua nova fábrica em Sorocaba (SP) ao ritmo inicial de 70.000 unidades por ano, o que praticamente duplicará o volume da montadora no país, onde atua basicamente com o Corolla e a Hilux. Se o carro for bem, a produção pode aumentar – a planta tem licença ambiental para fazer até 400.000 carros anualmente.

Os alvos dos japoneses são os compactos populares tradicionais do mercado nacional, como Fiat Palio e, principalmente, o VW Gol, concorrente que a Toyota faz questão de citar quando exalta as qualidades de seu novo produto. Por isso, cria-se uma enorme expectativa ao redor do Etios, o que é bom e ao mesmo tempo perigoso.


Nos slides de apresentação o Etios é melhor que todos os seus concorrentes em praticamente tudo: tamanho, espaço interno, capacidade de carga, frenagem, aceleração, segurança... Enfim, ele chega com status para ser “O Carro” da categoria, pois, segundo a própria fabricante, reúne essas qualidades com o primoroso serviço de pós-venda da Toyota, que é um dos grandes atributos de vendas da marca no Brasil e no mundo.

No Brasil tudo é mais caro, por isso Toyota decidiu desenvolver o Etios na Índia, pois segundo os executivos da montadora, o país asiático tem muito em comum com os demais países emergentes, como o público com pouca grana e o asfalto “lunar”. Acontece que o nível de exigência dos indianos é menor que o do brasileiro, um povo mais “fresco” quando o assunto é carro.


Segundo Asashi Nishimura, chefe de desenvolvimento do compacto ou simplesmente “Mister Etios”, o modelo destinado ao Brasil passou por uma sessão de caprichos pautada por pesquisas realizadas com o público brasileiro, que exigiu uma grade frontal e calotas mais bonitas, aerofólio traseiro (no caso do hatch) e estrutura e suspensão mais firmes, o que reflete diretamente na dirigibilidade do carro. “O Etios que será feito no Brasil é mais ‘durinho’ que o indiano”, explicou Eduardo Camignoto, chefe de sessão de engenharia de produto da Toyota no Brasil.


Fonte: IGCarros


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